Escrito por Dr. Filipe Molinar - 28/03/2023, com atualizações
Um grande desafio para as empresas é se manter competitivas no mercado e prezarem pela qualidade dos serviços e produtos que oferecem.
Garantir a qualidade nunca é uma tarefa simples (ou fácil) para qualquer empresa. Inicialmente, é o "amor dos donos” que dá essa segurança. Mas à medida que a operação cresce, torna-se quase impossível “ver o trabalho” que todos estão fazendo.
Emergem níveis intermediários de gestão e supervisão, novos fornecedores são integrados ao processo etc. Até que todas as empresas tiveram que buscar formas de garantir a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos seus clientes. Neste momento emerge naturalmente a necessidade de adotar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).
Um sistema de gestão da qualidade é um conjunto de elementos interconectados que uma organização analisa para atender políticas e objetivos de qualidade de sua empresa. O SGQ também define os processos e recursos necessários para alcançar os resultados desejados.
Além de tomar decisões, também é possível para uma organização gerenciar e padronizar buscando a melhoria contínua em todos os processos e medir a eficácia das medidas tomadas para alcançar a qualidade do serviço e/ou produto. foi colocado no mercado.
Em síntese, a Gestão da Qualidade Total é uma ferramenta de gestão organizacional que tem como foco a gestão e coordenação dos processos de forma a garantir que as necessidades e expetativas dos clientes sejam atendidas ou vencidas em relação à oferta.
A ISO - International Organization for Standardization é a organização que desenvolve a norma ISO 9001, que faz parte do sistema de gestão da qualidade. Por ser uma organização internacional, aqui no Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável pela tradução da norma.
A Gestão da Qualidade Total (também conhecida como “TQM”, do inglês “Total Quality Management”) é uma estratégia de negócios. Este método enfoca o processo de criação de consciência de qualidade em todos os processos organizacionais. Assim como as pessoas envolvidas nesses processos.
Em outras palavras, a gestão da qualidade total pode ser definida como qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para permitir a melhoria de seus produtos ou serviços. Essas ações visam garantir que as necessidades e expetativas dos clientes em relação ao que é oferecido sejam plenamente atendidas. Assim, o controle de qualidade é a forma mais popular e comum de garantir a qualidade de uma empresa, mas não significa necessariamente a adoção de qualquer tipo de certificação.
Algo a observar é o termo "total" no final da expressão. Foi adotado para elucidar que o objetivo da administração da qualidade Total é garantir a qualidade de todas as partes envolvidas no processo incluindo distribuidores, vendedoras, fornecedores e demais parceiros de negócios.
O conceito TQM foi desenvolvido por muitos consultores de negócios norte-americanos ao longo dos anos. e continua a desenvolver até hoje. Celebridades como W. Edwards Deming, Joseph M. Juran e Armand V. Feigenbaum podem ser classificados na lista de especialistas e pensadores que ajudaram a formar a base da Gestão da Qualidade Total .
Porém, foi no Japão (onde Deming e Juran trabalharam após a Segunda Guerra Mundial) que a Total Quality Management adotou o formato que conhecemos hoje e influenciou empreendedores do mundo todo.
Por exemplo, a Toyota (empresa japonesa) foi a primeira a utilizar o conceito de "TQM" em toda a cadeia produtiva. No entanto, essa responsabilidade era limitada apenas ao nível de gerenciamento.
Conheça os 7 princípios da TQM
Segundo Vicente Falconi, “um produto ou serviço com qualidade é aquele que atende sempre perfeitamente e de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”.
A ISO 9001 foi criada para suprimir parte da subjetividade (o que é qualidade?). Este é um guia bastante completo para qualquer empresa que deseja adotar o TQM.
Entre as muitas regras e boas práticas de um sistema de gestão da qualidade a ISO 9001 estabelece alguns princípios de qualidade. A versão antiga da ISO 9001 tinha 8 princípios de qualidade.
Com o lançamento da nova versão (ISO 9001:2015), para além de várias alterações (como o lançamento do manual da qualidade o lançamento da ação preventiva, a gestão do risco , uma das mudanças muito significantes tem sido a redução de princípios, agora com 7 princípios de qualidade.
Vamos entender mais sobre cada um dos seguintes sete princípios de qualidade:
Foco no cliente. Este princípio é um pouco óbvio. Toda organização tem (ou deveria ter) uma razão de existir para atender a determinadas necessidades de seus clientes por meio da oferta de um produto ou serviço. Consequentemente, o foco no cliente é um princípio fundamental da administração da qualidade Total, que deve sempre buscar atender plenamente às necessidades dos clientes, atuais ou futuras, e até mesmo superar essas expetativas.
Liderança. Cabe ao líder de uma organização criar e manter um ambiente que apoia os envolvidos a desempenhar suas atividades adequadamente e se sentirem motivados e comprometidos com os objetivos da organização.
Engajamento das pessoas. Toda organização é formada por indivíduos que formam a essência da organização. A TQM deve, portanto, garantir a máxima participação de todos, compreendendo e usando suas respectivas aptidões e conhecimentos em benefício da organização e de seus clientes.
Abordagem por processo. Uma diretriz de processo oferece uma visão sistemática do trabalho de sua empresa como um todo, o que ajuda você a alcançar os resultados desejados da maneira mais eficaz. Este é um dos conceitos básicos da TQM.
Melhoria contínua. Para que a organização mantenha a qualidade de seus produtos, atenda suas necessidades atuais e futuras, além de agradar seus clientes (superando suas expectativas), ela deve sempre focar na melhoria contínua de seu processo e produto/serviço.
Tomar decisões com base em fatos. Todas as decisões dentro de um sistema de gestão da qualidade devem ser tomadas com base em fatos, dados concretos e análise de informações, o que implica na implementação e manutenção de um sistema de vigilância eficaz.
Administração dos relacionamentos. toda organização deve buscar um relacionamento mutualmente benéfico com seus fornecedores por meio da formação de alianças estratégicas, parcerias e respeito recíproco, pois o trabalho conjunto de ambos promove a geração de valor.
Perfil do profissional em SGQ
A busca por especialistas em gestão da qualidade cresce a cada dia entre as empresas. E não é difícil aperceber-se porquê.
É visível o aumento da demanda dos consumidores por produtos e serviços de melhor qualidade. Com isso, aumenta também a necessidade dos profissionais desenvolver avaliações sistemáticas de processos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização dominando e aplicando as regras e padrões referidos nos sistemas de certificação.
Porém, para isso, a gestão da qualidade deve estar disposta a atuar em todos os níveis da organização e estar capacitada para realizar atividades como:
Identificar situações em que é necessária a implementação de sistemas e auditorias de qualidade;
Inspecionar e gerir grupos de trabalho na implementação de processos com ferramentas da qualidade;
Implementar um sistema de qualidade que inclui pessoas, serviços e produtos;
Desenvolver estratégias em controle de qualidade;
Definir metodologias de projeto e aplicar ferramentas de qualidade aos processos produtivos da organização;
Emprestar serviços de consultoria e consultoria para melhoria da qualidade corporativa;
Gerencie centros ou setores de qualidade dentro de sua organização;
Implementar um processo de certificação de qualidade.
Além de procurar empresas, o número de interessados na profissão também aumenta a cada dia. Particularmente porque podem atuar nas áreas de gestão da qualidade e produtividade, sistemas da qualidade estandardização e auditoria da qualidade controles estatísticos de processos, gestão de projetos de qualidade e gestão da qualidade nos processos produtivos.
No entanto, opções não faltam, e certamente tê-las é o que motiva as pessoas.
O profissional de gestão da qualidade também pode atuar como auditor interno ou em organismos de certificação. Veja alguns tipos de programas corporativos de qualidade.
Análise da situação da organização, como funciona e produtos;
desenvolver e gerenciar estratégias de implementação para obter determinadas certificações, como qualidade, meio ambiente, saúde ocupacional e responsabilidade social e ambiental corporativa;
Controle de mudanças no processo de produção;
Além de formar profissionais relevantes, essas são algumas das oportunidades que esse profissional pode trabalhar.
Relação do Programa 5S e SGQ
Antes de tudo, devemos entender que o programa 5S envolve os aspectos mais profundos do comportamento empresarial das pessoas, não apenas a imagem de limpeza e organização, mas também uma mudança de valores para iniciar a prática de um ambiente voltado para a qualidade.
É um programa que nasceu no Japao, no final da 2ª Guerra Mundial, quando o país destroçado pela guerra precisava criar uma forma de se reestruturar e colocar suas empresas competitivas no cenário mundial. Para atingir este objetivo, foi criada uma técnica na qual é necessário realizar 5 fases e cada uma delas pretende realizar seu próprio sistema de limpeza e armazenamento para criar um ambiente de trabalho em que os processos sejam otimizados.
As etapas começam com a separação correta dos materiais, continuar na organização, limpar e identificar materiais e áreas, até a manutenção e aperfeiçoamento do próprio programa. Com a implantação desse método, o que se observou é que houve um aumento real na produtividade e qualidade do produto e redução na perda de tempo e material, pois todos os objetos necessários para a prática da atividade foram disponível e feito para ser usado imediatamente.
Consequentemente, assim como um Sistema de Gestão da Qualidade o programa 5S deve funcionar de forma sistemática na organização pois a cada fase terminada com sucesso, aumenta o comprometimento dos colaboradores e percebe-se claramente a melhoria do clima organizacional e do ambiente de trabalho.
E é nessa mudança de valores que o programa 5S prepara a organização para iniciar um processo completo de gestão da qualidade portanto não é uma técnica que garante qualidade à empresa mas se for utilizada de forma eficaz aumenta a facilidade de inserindo um projeto de qualidade e melhoria contínua, muitas organizações que desejam implantar um sistema de gestão da qualidade iniciar esse processo com o 5S, que além de ser um programa de baixo investimento, traz grandes benefícios para o negócio, se for utilizado corretamente.
Consequentemente, para ser bem-sucedido, não apenas o 5S, mas qualquer programa de gerenciamento e melhoria da qualidade deve atender a alguns fatores-chave:
Educação e treinamento;
Participação de todos;
A maneira certa;
Apoio incondicional da alta administração.
Além dos 5S, princípios de qualidade e ferramentas de gestão da qualidade a adopção da metodologia de gestão também é muito útil para melhorar continuamente o sistema de gestão da qualidade e, assim, melhorar o desempenho da empresa.
Passos para implantar o SGQ em sua empresa:
Passo 1: Escolhe o método de implantação certo para sua empresa;
Passo 2: Realize um diagnóstico completo da sua situação atual e planeje seu projeto;
Passo 3: Envolva todos os funcionários da empresa e faça capacitação;
Passo 4: Aplicar os requisitos da norma ISO 9001;
Passo 5: Realize uma auditoria interna, avaliando todos os pontos da norma.
Tags: #nr12, #Cursonr12, #Cursodenr12, #Cursonr12online, #Cursoadequaçãonr12, #Cursoimplantaçãonr12, #Nr12treinamento, #Nr12Cursos, #Cursocompletonr12, #Cursodenr12paraengenheiro, #CursoCapacitaçãonr12, #Cursonr12gratuito, #Cursonr12grátis, #nr12comentada, #segurançadotrabalho, #sst, #númerosacidentesdetrabalho, #dadosacidentesdetrabalho, #Segurançaesaúdeocupacional, #Normaregulamentadora, #gro, #tst, #porquedanr12, #pgr, #pgrsegurançadotrabalho