RECLASSIFICAÇÃO DE MONTA
LAUDO TÉCNICO DE RECUPERABILIDADE DE VEÍCULO SINISTRADO + ART
RECLASSIFICAÇÃO DE MONTA
LAUDO TÉCNICO DE RECUPERABILIDADE DE VEÍCULO SINISTRADO + ART
A reclassificação é realizada para os veículos que foram classificados no boletim de ocorrência de trânsito (BAT) como GRANDE MONTA OU MÉDIA MONTA e estão com impedimento administrativo no DETRAN.
O que pode gerar sinistro em um veículo?
O bloqueio de sinistro ocorre quando o veículo sofre alguma avaria em sua parte estrutural, podendo ser ocasionado também por enchente e as vezes por roubo/furto quando remarcado. O bloqueio de sinistro é colocado no momento que é lavrado o boletim de ocorrência, quando o policial entende que o acidente de trânsito teve avaria de média ou grande monta. Nos casos de pequena monta, o veículo não é bloqueado.
Veículos comprados em leilão tem seu sinistro inserido através de laudo técnico feito por engenheiro mecânico cadastrado devidamente no Detran.
Sofri um acidente de trânsito, como saber se meu veículo está com sinistro?
Os Detrans do brasil enviam um aviso de sinistro através de correspondência via correios, esse aviso demora cerca de 30 a 90 dias para chegar no endereço do documento. É possível acompanhar também no site do Detran do seu estado se o bloqueio de sinistro já consta no sistema.
Meu carro está com sinistro, como faço para desbloquear essa restrição?
Conforme a RESOLUÇÃO Nº 810, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2020 que estabelece a classificação de danos decorrentes de acidentes, os procedimentos para a regularização, transferência e baixa dos veículos envolvidos. O laudo de recuperabilidade é o documento legal onde o proprietário do veículo, ou seu representante legal, com "dano de grande monta" ou "dano de média monta" poderá apresentar recurso para reenquadramento do dano na categoria imediatamente inferior. Existem 3 tipos de bloqueios de sinistro que são categorizados por monta ("monta" quer dizer "batida/acidente"), conforme:
Pequena Monta - avaria leve, que não afeta a estrutura do veículo. Não é necessário fazer nenhum procedimento no Detran para esse tipo de monta. Nos casos de sinistro pequena monta, os veículos não são bloqueados e não aparece a restrição no documento.
Média Monta - avaria média, onde é afetada alguma estrutura do veículo, como longarina, caixa de rodas, assoalho, coluna de porta entre outras. Veículos de enchente também são considerados média monta, veículo furtados só tem seu documento bloqueado caso o veículo seja remarcado. Veículos média monta são passíveis de conserto/reparo e desbloqueio da documentação.
Grande Monta - veículos de grande monta são SUCATAS e não podem mais circular nem ter documentação. Deve ser recortado seu chassi e entregue no Detran junto com as placas. Alguns poucos casos (exceto quando comprados em leilão já com grande monta) são possíveis de fazer a reclassificação para Média Monta.
Saiba que:
Veículos reclassificados de média monta para pequena monta com o processo devidamente deferido frente aos órgãos legais terão desbloqueio imediato pelo processos internos do DETRAN assim que seu parecer final seja publicado.
Veículos reclassificados de grande monta para média monta deverão seguir processo de recuperação formal assim que o processo de reclassificação seja deferido pelos órgãos legais. O veículo deverá ser recuperado e passar por uma inspeção de Inmetro CSV (Certificado de Segurança do Veículo) para de início do processo de liberação administrativa.
A reclassificação de monta apenas ocorrerá para veículos bloqueados em razão da classificação de danos originada por boletim de ocorrência de acidente de trânsito, em outras palavras veículos provenientes de segurados não poderão requerer reclassificação.
Termos úteis para recuperabilidade:
Reclassificação: A Reclassificação de Danos é utilizada para casos em que o veículo sofreu algum acidente e foi classificado pela autoridade de trânsito como Grande Monta. Neste caso, nossos engenheiros poderão avaliar o veículo para solicitar a reclassificação de “Grande” para “Média Monta”.
Laudo: Para que o procedimento se concretize, é necessário a emissão de um Laudo de Recuperabilidade, emitido por um Engenheiro Mecânico habilitado e experiente.
Processo Detran: Com o Laudo de Recuperabilidade, você poderá dar entrada junto ao DETRAN de seu estado, solicitando a reclassificação bem como o desbloqueio de veículo. Em razão da classificação de danos originará por boletim de ocorrência de acidente de trânsito.
Passo a passo para iniciar o processo de reclassificação de monta
1. Antes de consertar o carro e correr para a oficina, contate um engenheiro com habilitação do CREA para solicitar orientações quanto ao lado de recuperabilidade;
2. Garanta a autorização prévia na unidade do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN;
Documentação necessária:
2.1. Cópia do CLA do veículo, que é certificado de licenciamento anual;
2.2. Cópia do CRV do veículo, que é o recibo de transferência;
2.3. Cópia ou foto, CNH do proprietário do veículo;
2.4. Cópia do comprovante de endereço do proprietário do veículo;
2.5. Laudo de reclassificação de monta.
2.6. Anotação de Responsabilidade Técnica – ART.
2.7. Cópia do Boletim de Ocorrência (BO) do Acidente completo e legível.
2.8. Notas Fiscais de consertos.
2.9. Relatório descrevendo um breve resumo do acidente, conforme é descrito no boletim de ocorrência, e colocará a DATA que o proprietário teve a ciência da classificação dos danos e a classificação da monta.
3. Quando receber a autorização, realize todos os reparos necessários e guarde os comprovantes, como notas fiscais do serviço e das peças adquiridas.
4. Leve o veículo para qualquer Instituição Técnica Licenciada (ITL). Essa ITL deve ser credenciada pelo Inmetro e homologada pelo Denatran para só assim obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV).
5. Certifique-se de fazer a vistoria de identificação veicular.
6. Após isso, você precisará se dirigir até à unidade do Detran e solicitar o desbloqueio do veículo. É muito importante que você esteja com todos os documentos exigidos em mãos, inclusive o laudo de vistoria. Lembre-se de ir para a unidade de trânsito em que o veículo está registrado. Com isso em mãos, é possível solicitar o desbloqueio do veículo.
7. Para emitir os novos documentos do veículo, volte à unidade de trânsito ou acesso o site do Detran da sua região, pesquisando por Débitos e Restrições de Veículos. Para confirmar o desbloqueio do veículo, você também deverá pagar as taxas de emissão dos novos documentos.
8. Confirmado o pagamento da taxa de emissão de documentos, a unidade de trânsito deve emitir um novo conjunto de documentos (CRV/CRLV), que no campo de “observações” constará o número do Certificado de Segurança Veicular (CSC).
Documentos que o despachante deve ter para dar entrada no DETRAN de origem do veículo, ou seja, na unidade do DETRAN que o veículo está registrado. Lista de documentos abaixo:
1. Procuração para representar o proprietário do veículo autenticado;
2. Cópia do CLA do veículo, que é certificado de licenciamento anual;
3. Cópia do CRV do veículo, que é o recibo de transferência;
4. Cópia ou foto, CNH do proprietário do veículo;
5. Cópia do comprovante de endereço do proprietário do veículo;
6. Laudo de reclassificação de monta.
7. Anotação de Responsabilidade Técnica – ART.
8. Cópia do Boletim de Ocorrência do Acidente completo e legível.
9. Notas Fiscais de consertos.
10.Relatório descrevendo um breve resumo do acidente, conforme é descrito no boletim de ocorrência, e colocará a DATA que o proprietário teve a ciência da classificação dos danos e a classificação da monta.
Quem precisa de laudo técnico?
Pessoas físicas com veículos acidentados, despachantes, oficinas, escritórios de advocacia etc.
Serviços oferecidos:
Laudo Técnico de Recuperabilidade de Veículo Sinistrado*;
Emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica).
*Também conhecido como: Vistoria de veiculo sinistrado; Laudo de Recuperabilidade de Monta; Laudo de Reclassificação de Monta; Laudo de Veiculo Sinistrado; Vistoria Cautelar em veiculo sinistrado; engenheiro mecânico para vistoria em veiculo sinistrado.
Como solicitar nossos serviços de engenharia
Orçamento
Entre em contato conosco (WhatsApp ou E-mail) e solicite o orçamento do serviço desejado
Desenvolvimento
Reuniremos informações necessárias para o desenvolvimento do orçamento e aprovação
Pagamento
O pagamento é efetuado com o valor e a data especificada acordados no orçamento
Entrega
O documento de serviço será entregue em mãos, ou por outro meio acordado entre as partes interessadas